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    A história do anime pode ser rastreada até o início do século XX, com os primeiros filmes verificáveis ​​datando de 💸 1907.

    [1] Antes do advento do cinema, o Japão já tinha uma rica tradição de entretenimento com figuras coloridas pintadas movendo-se 💸 pela projeção.

    tela em utsushi-e (写し絵, utsushi-e?), um tipo específico de show de lanterna mágica japonês popular no século XIX.

    Possivelmente inspirados 💸 em shows de fantasmagoria europeus, os showmen utsushi-e usaram diapositivos mecânicos e desenvolveram projetores de madeira leves (furo) que eram 💸 portáteis para que vários artistas pudessem controlar os movimentos de diferentes figuras projetadas.[2][3]

    A segunda geração de animadores no final da 💸 década de 1910 incluiu Oten Shimokawa, Jun'ichi Kōuchi e Seitaro Kitayama, comumente referidos como os "pais" do anime.

    [4] Filmes de 💸 propaganda, como Momotarō no Umiwashi (1943) e Momotarō: Umi no Shinpei (1945), sendo este último o primeiro longa-metragem de anime, 💸 foram feitos durante a Segunda Guerra Mundial.

    Durante a década de 1970, o anime se desenvolveu ainda mais, com a inspiração 💸 dos animadores da Disney, separando-se de suas raízes ocidentais e desenvolvendo gêneros distintos, como o mecha e seu subgênero super 💸 robô.

    Shows típicos deste período incluem Astro Boy, Lupin III e Mazinger Z.

    Durante este período vários cineastas tornaram-se famosos, especialmente Hayao 💸 Miyazaki e Mamoru Oshii.

    Na década de 1980, o anime se tornou mainstream no Japão, experimentando um boom na produção com 💸 o aumento da popularidade de animes como Gundam, Macross, Dragon Ball e gêneros como robô real, ópera espacial e cyberpunk.

    Space 💸 Battleship Yamato e The Super Dimension Fortress Macross também alcançaram sucesso mundial depois de serem adaptados respectivamente como Star Blazers 💸 e Robotech.

    O filme Akira bateu recordes em 1988 para os custos de produção de um filme de anime e se 💸 tornou um sucesso internacional.

    Mais tarde, em 2004, os mesmos criadores produziram Steamboy, que assumiu como o filme de anime mais 💸 caro.

    A Viagem de Chihiro dividiu o primeiro prêmio no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2002 e ganhou o 💸 Óscar de Melhor Animação em 2003, enquanto Inosensu: Kôkaku kidôtai foi apresentado no Festival de Cannes de 2004.

    Antes do cinema, 💸 o Japão já possuía diversas formas de entretenimento baseadas em narrativas e imagens.

    Emakimono e kagee são considerados precursores da animação 💸 japonesa.

    Emakimono era comum no século XI.

    [5] Contadores de histórias itinerantes narravam lendas e anedotas enquanto o emakimono se desenrolava da 💸 direita para a esquerda em ordem cronológica, como um panorama em movimento.

    [5] Kagee era popular durante o período Edo e 💸 originou-se do teatro de sombras da China.

    [5] As lanternas mágicas da Holanda também eram populares no século XVIII.

    [5] O teatro 💸 de papel chamado Kamishibai surgiu no século XII e permaneceu popular no teatro de rua até a década de 1930.

    [5] 💸 Bonecos do teatro bunraku e gravuras ukiyo-e são considerados ancestrais dos personagens da maioria das animações japonesas.

    [5] Finalmente, os mangás 💸 foram uma forte inspiração para a animação japonesa.

    Os cartunistas Kitzawa Rakuten e Okamoto Ippei usaram elementos de filme em suas 💸 tiras no início do século.[5]

    Origens do anime (início de 1900–1922) [ editar | editar código-fonte ]Katsudō Shashin

    De acordo com Natsuki 💸 Matsumoto, o primeiro filme de animação produzido no Japão pode ter surgido já em 1907.

    Conhecido como Katsudō Shashin (活動写真, "Foto 💸 de Atividade"), por melhor jogo de ganhar dinheiro representação de um menino em um traje de marinheiro desenhando os personagens para katsudō shashin, o 💸 filme foi encontrado pela primeira vez em 2005.

    Ele consiste em cinquenta quadros estampados diretamente em uma tira de celuloide.

    [6][7] Essa 💸 afirmação não foi verificada e antecede a primeira exibição conhecida de filmes de animação no Japão.

    A data e o primeiro 💸 filme exibido publicamente são outra fonte de discórdia: embora nenhuma animação produzida no Japão seja definitivamente conhecida antes de 1916, 💸 existe a possibilidade de que outros filmes tenham entrado no Japão e que nenhum registro conhecido tenha surgido para provar 💸 uma exibição anterior a 1912.

    [1] Títulos de filmes surgiram ao longo dos anos, mas nenhum foi comprovado como anterior a 💸 este ano.

    Sabe-se que a primeira animação estrangeira foi encontrada no Japão em 1910, mas não está claro se o filme 💸 já foi exibido em um cinema ou exibido publicamente.

    Yasushi Watanabe encontrou um filme conhecido como Fushigi no Bōrudo (不思議のボールド, "Miracle 💸 Board") nos registros da empresa Yoshizawa Shōten (吉沢商店).

    A descrição combina com Humorous Phases of Funny Faces, de James Blackton, embora 💸 o consenso acadêmico sobre se este é ou não um verdadeiro filme de animação seja contestado.

    [1] De acordo com Kyokko 💸 Yoshiyama, o primeiro filme de animação chamado Nippāru no Henkei (ニッパールの変形, "A Transformação de Nippāru") foi exibido no Japão no 💸 Asakusa Teikokukan (浅草帝国館) em Tóquio em algum momento de 1912.

    No entanto, Yoshiyama não se referiu ao filme como "animação".

    O primeiro 💸 filme de animação confirmado exibido no Japão foi Les Exploits de Feu Follet de Émile Cohl em 15 de maio 💸 de 1912.

    Embora especulações e outros "filmes de truques" tenham sido encontrados no Japão, é o primeiro relato registrado de uma 💸 exibição pública de um filme de animação bidimensional no cinema japonês.

    Durante esse período, as animações alemãs comercializadas para lançamento doméstico 💸 foram distribuídas no Japão.

    [1] Em 1914, desenhos animados americanos e europeus foram introduzidos no Japão,[8] inspirando criadores japoneses como Junichi 💸 Kouchi e Seitaro Kitayama,[9] ambos considerados os "pais do anime".

    Namakura Gatana ou Hanawa Hekonai meitō no maki, um curta-metragem de 💸 animação japonês produzido por Jun'ichi Kōuchi em 1917

    Poucas animações completas feitas durante os primórdios da animação japonesa sobreviveram.

    Os motivos variam, 💸 mas muitos são de natureza comercial.

    Após a execução dos clipes, as bobinas (propriedade dos cinemas) eram vendidas para salas menores 💸 do país e depois desmontadas e vendidas em tiras ou quadros avulsos.

    O primeiro anime que foi produzido no Japão, Namakura 💸 Gatana (Espada Cega), foi feito em algum momento de 1917, mas lá se discute qual título foi o primeiro a 💸 receber essa honra.

    Foi confirmado que Dekobō Shingachō: Meian no Shippai (凸坊新画帳・名案の失敗, "Novo Livro de Imagens Esburacado: Fracasso de um Grande 💸 Plano") foi feito em algum momento de fevereiro de 1917.

    Pelo menos dois títulos não confirmados foram relatados como tendo sido 💸 feitos no mês anterior.[1]

    Os primeiros curtas-metragens de anime foram feitos por três figuras importantes da indústria.

    Oten Shimokawa foi um caricaturista 💸 político e cartunista que trabalhou para a revista Tokyo Puck.

    Ele foi contratado pela Tenkatsu para fazer uma animação para eles.

    Por 💸 motivos médicos, ele só conseguiu fazer cinco filmes, incluindo Imokawa Mukuzo Genkanban no Maki (1917), antes de retornar ao seu 💸 trabalho anterior como cartunista.

    Outro animador de destaque neste período foi Jun'ichi Kōuchi.

    Ele era um caricaturista e pintor, que também estudou 💸 pintura em aquarela.

    Em 1912, ele também entrou no setor de cartunistas e foi contratado para uma animação por Kobayashi Shokai 💸 no final de 1916.

    Ele é visto como o animador japonês tecnicamente mais avançado da década de 1910.

    Suas obras incluem cerca 💸 de quinze filmes.

    O terceiro foi Seitaro Kitayama, um dos primeiros animadores que fazia animações por conta própria e não era 💸 contratado por grandes corporações.

    Ele finalmente fundou seu próprio estúdio de animação, o Kitayama Eiga Seisakujo, que mais tarde foi fechado 💸 devido à falta de sucesso comercial.

    Ele utilizou a técnica do quadro-negro e, posteriormente, a animação em papel, com e sem 💸 fundos pré-impressos.

    No entanto, as obras desses pioneiros foram destruídas após o grande sismo de Kantō de 1923.

    [5] As obras destes 💸 dois últimos pioneiros incluem Namakura Gatana ("Uma Espada Obtusa", 1917) e o filme Urashima Tarō, de 1918, que se acredita 💸 terem sido descobertos juntos em um mercado de antiguidades em 2007.

    [10] No entanto, este Urashima Tarō foi mais tarde provado 💸 ser um filme diferente da mesma história do que o de 1918 de Kitayama, que, em outubro de 2017, permanece 💸 desconhecido.[11]

    Yasuji Murata, Hakuzan Kimura, Sanae Yamamoto e Noburō Ōfuji foram alunos de Kitayama Seitaro e trabalharam em seu estúdio de 💸 cinema.

    Kenzō Masaoka, outro animador importante, trabalhou em um estúdio de animação menor.

    Muitos dos primeiros filmes de animação japoneses foram perdidos 💸 após o sismo de Tóquio em 1923, incluindo a destruição da maior parte do estúdio de Kitayama, com artistas tentando 💸 incorporar motivos e histórias tradicionais em uma nova forma.[12]

    Os animadores do pré-guerra enfrentaram várias dificuldades.

    Primeiro, eles tiveram que competir com 💸 produtores estrangeiros, como a Disney, que eram influentes tanto no público quanto nos produtores.

    [13] Filmes estrangeiros já haviam lucrado no 💸 exterior e podiam ser vendidos a menos no mercado japonês, com preços mais baixos do que os produtores domésticos precisavam 💸 para se equilibrar.

    [14][15] Os animadores japoneses tiveram assim que trabalhar barato, em pequenas empresas com apenas um punhado de funcionários, 💸 o que dificultou a concorrência em termos de qualidade com o produto estrangeiro que era colorido, com som e promovido 💸 por muitos empresas maiores.

    Até meados da década de 1930, a animação japonesa geralmente usava animação de recortes em vez de 💸 animação cel porque o celuloide era muito caro.

    [16] Isso resultou em uma animação que poderia parecer derivada, plana (já que 💸 o movimento para frente e para trás era difícil) e sem detalhes.

    [17] Mas assim como os animadores japoneses do pós-guerra 💸 foram capazes de transformar a animação limitada em uma vantagem, mestres como Yasuji Murata e Noburō Ōfuji foram capazes de 💸 realizar maravilhas que eles fizeram com animação de recortes.

    Animadores como Kenzo Masaoka e Mitsuyo Seo, no entanto, tentaram trazer a 💸 animação japonesa ao nível do trabalho estrangeiro, introduzindo animação cel, som e tecnologia como a câmera multiplano.

    Masaoka criou o primeiro 💸 anime falado, Chikara to Onna no Yo no Naka, lançado em 1933,[18][19] e o primeiro anime feito inteiramente usando animação 💸 cel, The Dance of the Chagamas (1934).

    [20] Seo foi o primeiro a usar a câmera multiplano em Ari-chan em 1941.

    Tais 💸 inovações, no entanto, eram difíceis de apoiar puramente comercialmente, então a animação pré-guerra dependia consideravelmente de patrocínio, já que os 💸 animadores muitas vezes se concentravam em fazer filmes de relações públicas para empresas, filmes educacionais para o governo e, eventualmente, 💸 trabalhos de propaganda para os militares.

    [21] Durante este tempo, a censura e os regulamentos escolares desencorajavam a visualização de filmes 💸 por crianças, então animes que poderiam ter valor educacional eram apoiados e encorajados pelo Monbusho (Ministério da Educação).

    Isso se mostrou 💸 importante para os produtores que enfrentaram obstáculos ao lançar seus trabalhos em cinemas regulares.

    A animação havia encontrado um lugar no 💸 uso escolar, político e industrial.

    Durante a Segunda Guerra Mundial [ editar | editar código-fonte ]

    Na década de 1930, o governo 💸 japonês começou a impor o nacionalismo cultural.

    Isso também leva à censura e controle estritos da mídia publicada.

    Muitos animadores foram instados 💸 a produzir animações que reforçassem o espírito japonês e a afiliação nacional.

    Alguns filmes foram exibidos em cinejornais, especialmente depois que 💸 a Lei do Cinema de 1939 promoveu documentários e outros filmes educativos.

    Esse apoio ajudou a impulsionar a indústria, à medida 💸 que empresas maiores se formaram por meio de fusões e levaram grandes estúdios de ação ao vivo, como Shochiku, a 💸 começar a produzir animação.

    [22] Foi em Shochiku que obras-primas como Kumo to Chūrippu, de Kenzō Masaoka, foram produzidas.

    A reorganização da 💸 indústria durante a guerra, no entanto, fundiu os estúdios de longa-metragem em três grandes empresas.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, mais 💸 filmes animados foram encomendados pelo Exército Imperial Japonês,[23][24] mostrando o astuto e rápido povo japonês vencendo as forças inimigas.

    Isso incluiu 💸 filmes como Momotarō: Umi no Shinpei or Momotarō's Divine Sea Warriors, de Momotaro, que se concentrava na ocupação japonesa da 💸 Ásia.[25]

    Nos anos do pós-guerra, a mídia japonesa foi muitas vezes influenciada pelos Estados Unidos,[9] levando alguns a definir anime como 💸 qualquer animação emanada do Japão após 1945.

    [26]:5 Enquanto anime e mangá começaram a florescer na década de 1940 e 1950, 💸 com filmes estrangeiros (e layouts de cartunistas americanos),[27] influenciando pessoas como Osamu Tezuka.[28]

    Na década de 1950, os estúdios de anime 💸 começaram a aparecer em todo o Japão.

    Hiroshi Takahata comprou um estúdio chamado Japan Animated Films em 1948, renomeando-o para Tōei 💸 Dōga,[15] com a ambição de se tornar "a Disney do Oriente".

    Enquanto estava lá, Takahata conheceu outros animadores[29] como Yasuji Mori, 💸 que dirigiu Doodling Kitty, em maio de 1957.

    No entanto, para o público japonês, não foi até o lançamento de Panda 💸 and the Magic Serpent em outubro de 1958 que o Japão entrou no mundo da animação profissional.

    [13] Enquanto os animadores 💸 começaram a experimentar seus próprios estilos, usando técnicas ocidentais,[24] Osamu Tezuka começou a desenhar mangá shōnen[30] como Rob no Kishi, 💸 que mais tarde se tornou A Princesa e o Cavaleiro, tentando atrair leitores do sexo feminino, ao mesmo tempo em 💸 que foi pioneiro em mangás shōjo.

    Toei Animation e Mushi Production [ editar | editar código-fonte ]

    A Toei Animation e Mushi 💸 Production foi fundada e produziu o primeiro longa-metragem de anime colorido em 1958, Hakujaden (A Lenda da Serpente Branca, 1958).

    Foi 💸 lançado nos EUA em 1961, assim como Panda e a Serpente Mágica.

    [31] Após o sucesso do projeto, a Toei lançou 💸 uma nova animação de longa-metragem anualmente.[32]:101

    O estilo de Toei foi caracterizado por uma ênfase em cada animador trazendo suas próprias 💸 ideias para a produção.

    O exemplo mais extremo disso é o filme Hórus: Príncipe do Sol (1968), de Isao Takahata.

    Hórus é 💸 muitas vezes visto como a primeira grande ruptura com o estilo normal de anime e o início de um movimento 💸 posterior de "anime progressivo" ou "autorístico" que acabaria envolvendo diretores como Hayao Miyazaki (criador de A Viagem de Chihiro) e 💸 Mamoru Oshii.

    Uma grande contribuição do estilo da Toei para o anime moderno foi o desenvolvimento do "money shot".

    Esse método de 💸 animação de corte de custos permite que a ênfase seja colocada em tomadas importantes, animando-as com mais detalhes do que 💸 o resto do trabalho (que geralmente seria uma animação limitada).

    O animador da Toei Yasuo Ōtsuka começou a experimentar esse estilo 💸 e o desenvolveu ainda mais quando entrou na televisão.

    Na década de 1980, a Toei mais tarde emprestaria seu talento para 💸 empresas como Sunbow Productions, Marvel Productions, DiC Entertainment, Murakami-Wolf-Swenson, Ruby Spears e Hanna Barbera, produzindo vários desenhos animados para a 💸 América durante este período.

    Outros estúdios, como a TMS Entertainment, também estavam sendo usados ​​na década de 1980, o que levou 💸 os estúdios asiáticos a serem usados ​​com mais frequência para animar produções estrangeiras, mas as empresas envolvidas ainda produziam anime 💸 para seu Japão natal.

    Osamu Tezuka fundou a Mushi Production em 1961, depois que o contrato de Tezuka com a Toei 💸 Animation expirou.

    O estúdio foi pioneiro na animação de TV no Japão e foi responsável por séries de TV de sucesso 💸 como Astro Boy, Kimba, o Leão Branco, Gokū no Daibōken e A Princesa e o Cavaleiro.

    A Mushi Production também produziu 💸 o primeiro anime a ser transmitido nos Estados Unidos (na NBC em 1963), embora Osamu Tezuka se queixasse das restrições 💸 na televisão americana e das alterações necessárias para a transmissão.[33]

    Década de 1960 [ editar | editar código-fonte ]

    Na década de 💸 1960, o estilo único de anime japonês começou a se formar, com personagens de olhos grandes, boca grande e cabeça 💸 grande.

    [24] O primeiro filme de anime a ser transmitido foi Mittsu no Hanashi, em 1960.

    O ano de 1961 viu a 💸 estreia da primeira série animada de televisão do Japão, Otogi Manga Calendar, embora não consistisse inteiramente em animação.

    [32]:90 Astro Boy, 💸 criado por Osamu Tezuka, estreou na Fuji TV em 1 de janeiro de 1963.

    [15][34] Tornou-se o primeiro anime exibido amplamente 💸 para o público ocidental, especialmente para os Estados Unidos,[35][36]:31 tornando-se relativamente popular[13] e influenciando a cultura popular americana, com empresas 💸 americanas adquirindo vários títulos de produtores japoneses.

    [37]:95 Astro Boy foi altamente influente para outros animes na década de 1960,[38] e 💸 foi seguido por um grande número de animes sobre robôs ou espaço.

    Enquanto Tezuka lançou muitos outros programas animados, como Jungle 💸 Emperor Leo,[9] o anime decolou, os estúdios o viram como um sucesso comercial, mesmo que nenhum novo programa do Japão 💸 tenha sido exibido nas principais mídias de transmissão dos EUA do final dos anos 1960 até o final dos anos 💸 1970.

    [36]:33 A década de 1960 também trouxe anime para a televisão e na América.

    O ano de 1963 apresentou Sennin Buraku 💸 como o primeiro anime de "horário nobre"[38] e a primeira série de televisão de anime da Toei Doga, Ōkami Shōnen 💸 Ken.

    Mushi Pro continuou a produzir mais animes de televisão e obteve sucesso com títulos como Jungle Taitei em 1965.

    O que 💸 é conhecido como o primeiro anime de garotas mágicas, Sally, a Bruxita, começou a ser transmitido em 1966.

    O anime original 💸 de Speed Racer começou em 1967 e foi trazido para o Ocidente com grande sucesso.

    Ao mesmo tempo, uma adaptação em 💸 anime de A Princesa e o Cavaleiro de Tezuka foi ao ar, tornando-o um dos poucos animes shoujo da década.

    A 💸 primeira adaptação em anime do mangá Cyborg 009, de Shotaro Ishinomori, foi criado em 1968, após a adaptação cinematográfica dois 💸 anos antes."Attack no.

    1", de 1969 , o primeiro anime de esportes shoujo, foi um dos primeiros a ter sucesso no 💸 horário nobre japonês e também foi popular em toda a Europa, particularmente na Alemanha sob o nome de "Mila Superstar."

    O 💸 anime de longa duração Sazae-san também começou em 1969 e continua hoje com mais de 7.

    500 episódios transmitidos.

    Com uma audiência 💸 de 25%, a série ainda é a transmissão de anime mais popular.[39][31]:725

    Década de 1970 [ editar | editar código-fonte ]

    Durante 💸 a década de 1970, o mercado cinematográfico japonês encolheu devido à concorrência da televisão.

    [40] Isso reduziu a equipe de animação 💸 da Toei e muitos animadores foram para estúdios como A Pro e Telecom.

    Com a falência da Mushi Production (embora o 💸 estúdio tenha sido reaberto quatro anos depois), seus ex-funcionários fundaram estúdios como Madhouse e Sunrise.

    Muitos jovens animadores foram empurrados para 💸 o cargo de diretor, e a injeção de jovens talentos permitiu uma ampla variedade de experimentações.

    Uma das primeiras produções televisivas 💸 de sucesso no início dos anos 1970 foi Ashita no Joe (1970), um anime de boxe que se tornou icônico 💸 no Japão.

    O ano de 1971 viu a primeira adaptação para anime de Lupin III.

    Ao contrário da popularidade atual da franquia, 💸 a primeira série durou 23 episódios antes de ser cancelada.

    A segunda série (começando em 1977) teve um sucesso consideravelmente maior, 💸 abrangendo 155 episódios ao longo de três anos.

    Outro exemplo dessa experimentação é Heidi, de 1974, por Isao Takahata.

    Este programa foi 💸 originalmente difícil de vender porque era um drama realista simples voltado para crianças, e a maioria das redes de TV 💸 achava que as crianças precisavam de algo mais fantástico para atraí-las.

    Heidi foi um sucesso internacional, popular em muitos países europeus 💸 e tão bem-sucedido no Japão que permitiu que Hayao Miyazaki e Takahata iniciassem uma série de anime de base literária 💸 (World Masterpiece Theater).

    Miyazaki e Takahata deixaram a Nippon Animation no final dos anos 1970.

    Duas das produções aclamadas pela crítica de 💸 Miyazaki durante a década de 1970 foram Mirai Shōnen Conan (1978) e O Castelo de Cagliostro (1979).

    Durante este período, a 💸 animação japonesa atingiu a Europa continental com produções destinadas a crianças europeias e japonesas, sendo os exemplos mais pronunciados a 💸 já mencionada Heidi, mas também Barbapapa e Vickie, o Viking.

    Itália, Espanha e França aumentaram o interesse na produção do Japão, 💸 que foi oferecida por um preço baixo.

    [41][42] Na década de 1970, animações japonesas censuradas foram exibidas na televisão americana.

    Um exemplo 💸 dessa censura foram os personagens transgêneros em Gatchaman ("Batalha dos Planetas").[43]

    Outro gênero conhecido como mecha surgiu nessa época.

    Alguns dos primeiros 💸 trabalhos incluem Mazinger Z (1972–1974), Kagaku Ninja-tai Gatchaman (1972–1974), Space Battleship Yamato (1974–75) e Mobile Suit Gundam (1979–80).

    Em contraste com 💸 os programas de ação, programas para o público feminino, como Candy Candy e Versailles no Bara, ganharam grande popularidade na 💸 televisão japonesa e, posteriormente, em outras partes do mundo.[41]

    Em 1978, mais de cinquenta programas foram ao ar na televisão.[44]

    Década de 💸 1980 [ editar | editar código-fonte ]

    Na década de 1980, o anime começou a passar por uma "renovação da qualidade 💸 visual" graças a novos diretores como Hayao Miyazaki, que fundou o Studio Ghibli em 1985, Isao Takahata e Katsuhiro Otomo.

    [9] 💸 O anime começou a lidar com histórias mais sutis e complexas, enquanto Boy's Love continuou a impactar as normas culturais, 💸 criando raízes em toda a Ásia Oriental, já que países como Coreia do Sul, Tailândia e China ingeriram essas exportações 💸 da cultura pop japonesa.

    [45][46]:3 A mudança para as óperas espaciais tornou-se mais pronunciada com o sucesso comercial de Star Wars 💸 (1977).

    Isso permitiu que a ópera espacial Space Battleship Yamato (1974) fosse revivida como um longa-metragem.

    Mobile Suit Gundam (1979) também fez 💸 sucesso e reviveu como um filme teatral em 1982.

    O sucesso dos filmes de Yamato e Gundam é visto como o 💸 início do boom do anime da década de 1980, e da segunda era dourada do cinema japonês.[47]

    Uma subcultura no Japão, 💸 cujos membros mais tarde se autodenominavam otaku, começou a se desenvolver em torno de revistas de animação como Animage e 💸 Newtype.

    Essas revistas se formaram em resposta ao fandom avassalador que se desenvolveu em torno de programas como Yamato e Gundam 💸 no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.

    Gatchaman foi retrabalhado e editado em Battle of the Planets em 💸 1978 e novamente como G-Force em 1986.

    Space Battleship Yamato foi retrabalhado e editado em Star Blazers em 1979.

    A série Macross 💸 começou com Guerra das Galáxias (1982), que foi adaptado para o inglês como o primeiro arco de Robotech (1985), que 💸 foi criado a partir de três títulos de anime separados: The Super Dimension Fortress Macross, Super Dimension Cavalry Southern Cross 💸 e Genesis Climber Mospeada.

    A sequência de Mobile Suit Gundam, Mobile Suit Zeta Gundam (1985), tornou-se a ópera espacial de robôs 💸 reais de maior sucesso no Japão, onde conseguiu uma classificação média de televisão de 6,6% e um pico de 11,7%.[48]

    A 💸 subcultura otaku tornou-se mais pronunciada com a adaptação de Mamoru Oshii do popular mangá de Rumiko Takahashi, Urusei Yatsura (1981).

    Yatsura 💸 fez de Takahashi um nome familiar e Oshii rompeu com a cultura dos fãs e adotou uma abordagem mais autoritária 💸 com seu filme Urusei Yatsura 2: Beautiful Dreamer, de 1984.

    Essa ruptura com a subcultura otaku permitiria que Oshii experimentasse ainda 💸 mais.

    A subcultura otaku teve algum efeito sobre as pessoas que estavam entrando na indústria nessa época.

    A mais famosa dessas pessoas 💸 foi o grupo de produção amador Daicon Films, que se tornaria Gainax.

    A Gainax começou fazendo filmes para as convenções de 💸 ficção científica da Daicon e eram tão populares na comunidade otaku que tiveram a chance de dirigir o filme de 💸 anime de maior orçamento (na época), Ōritsu Uchūgun: Oneamisu no Tsubasa (1987).

    Um dos animes mais influentes de todos os tempos, 💸 Nausicaä do Vale do Vento (1984), foi feito nesse período.

    O filme deu um prestígio extra ao anime permitindo que muitos 💸 projetos experimentais e ambiciosos fossem financiados logo após seu lançamento.

    Também permitiu que o diretor Hayao Miyazaki e seu colega de 💸 longa data Isao Takahata criassem seu próprio estúdio sob a supervisão do ex-editor do Animage, Toshio Suzuki.

    Este estúdio ficaria conhecido 💸 como Studio Ghibli e seu primeiro filme foi O Castelo no Céu (1986), um dos filmes mais ambiciosos de Miyazaki.

    O 💸 sucesso de Dragon Ball (1986) introduziu o gênero de artes marciais e tornou-se incrivelmente influente na indústria de animação japonesa.

    Influenciou 💸 muitos outros animes de artes marciais e séries de mangá, incluindo Hajime no Ippo (1989), Baki the Grappler (1991), Naruto 💸 (2002) e The God of High School (2020).

    A década de 1980 trouxe o anime para o mercado de vídeo doméstico 💸 na forma de animação de vídeo original (OVA), já que os programas estavam mudando de foco em super-heróis para robôs 💸 e óperas espaciais,[24] com a animação de vídeo original (OVA ou OAV) chegando ao mercado em 1984, com uma extração 💸 da duração.

    [13] Os vídeos caseiros abriram as comportas, apresentando os espectadores, especialmente os ocidentais, aos filmes de anime.

    [35] Embora o 💸 anime tenha sido amplamente distribuído através da pirataria internacional nas décadas de 1980 e 1990,[37] antes dos dias da pirataria 💸 virtual, continuou a sobreviver.

    O anime se recuperou nos EUA, tornando-se mais uma das exportações de televisão do Japão à medida 💸 que o país se tornava a "principal autoridade mundial" em entretenimento.

    [26]:19–20 O primeiro OVA foi Dallos, de Mamoru Oshii (1983–1984).

    Programas 💸 como Patlabor tiveram seu início nesse mercado e provou ser uma maneira de testar animações menos comercializáveis ​​contra o público.

    O 💸 OVA permitiu o lançamento de animes pornográficos como Cream Lemon (1984); o primeiro OVA hentai foi na verdade o pouco 💸 conhecido Lolita Anime, do estúdio Wonder Kids, também lançado em 1984.

    A década de 1980 também viu a fusão de anime 💸 com jogos eletrônicos.

    A exibição de Red Photon Zillion (1987) e o lançamento subsequente de seu jogo complementar, é considerada uma 💸 jogada de marketing da Sega para promover as vendas de seu recém-lançado Master System no Japão.

    O anime de esportes, como 💸 agora é conhecido, estreou em 1983 com uma adaptação em anime do mangá de futebol de Yoichi Takahashi, Captain Tsubasa, 💸 que se tornou o primeiro anime de esportes de sucesso mundial.

    Seus temas e histórias eram uma fórmula que seria usada 💸 em muitas séries esportivas que se seguiram, como Slam Dunk, The Prince of Tennis e Eyeshield 21.

    O final da década 💸 de 1980 viu um número crescente de filmes experimentais e de alto orçamento.

    Em 1985, Toshio Suzuki ajudou a reunir fundos 💸 para o filme experimental de Oshii, Tenshi no Tamago (1985).

    Os lançamentos nos cinemas tornaram-se mais ambiciosos, cada filme tentando superar 💸 ou gastar mais do que seus antecessores, seguindo dicas do sucesso popular e crítico de Nausicaä.

    Ginga Tetsudō no Yoru (1985), 💸 Genji Monogatari (1986) e Hotaru no Haka (1988) foram todos filmes ambiciosos baseados em importantes obras literárias no Japão.

    Filmes como 💸 Char's Counterattack (1988) e Arion (1986) foram espetáculos com orçamentos generosos.

    Este período de orçamento e experimentação generosos atingiria seu apogeu 💸 com duas das produções de filmes de anime mais caras de todos os tempos: Ōritsu Uchūgun: Oneamisu no Tsubasa (1987) 💸 e Akira (1988).

    Majo no Takkyūbin (1989), do Studio Ghibli, foi o filme de maior bilheteria de 1989, arrecadando mais de 💸 quarenta milhões de dólares nas bilheterias

    Apesar do fracasso comercial de Akira no Japão, trouxe consigo uma base de fãs internacionais 💸 muito maior para anime.

    Quando exibido no exterior, o filme se tornou um sucesso cult e, eventualmente, um símbolo do meio 💸 para o Ocidente.

    O fracasso doméstico e o sucesso internacional de Akira, combinados com o estouro da bolha econômica e a 💸 morte de Osamu Tezuka em 1989, marcaram o fim da era do anime nos anos 80.

    Década de 2020 [ editar 💸 | editar código-fonte ]

    A popularidade internacional e a demanda de anime aumentaram muito durante a década devido à pandemia de 💸 COVID-19 e à disponibilidade amplamente aumentada do meio em serviços de streaming.[49][50][51][52]

    Kimetsu no Yaiba: Mugen Ressha-hen se tornou o filme 💸 japonês de maior bilheteria e o filme de maior bilheteria do mundo em 2020.

    [53] Também se tornou o filme de 💸 maior bilheteria do cinema japonês, porque em dez dias arrecadou dez bilhões de ienes.

    [53] Bateu o recorde anterior de A 💸 Viagem de Chihiro, que durou 25 dias.[53]

    Em 2021, as adaptações para anime de Jujutsu Kaisen, Kimetsu no Yaiba e Tokyo 💸 Revengers estiveram entre os dez programas de TV mais discutidos mundialmente no Twitter.[54][55]

    Em 2022, Shingeki no Kyojin ganhou o prêmio 💸 de "Série de TV mais solicitada do mundo 2021" no The Global TV Demand Awards.

    Attack on Titan tornou-se a primeira 💸 série em língua não inglesa a ganhar o título de programa de TV mais solicitado do mundo, anteriormente detido apenas 💸 por The Walking Dead e Game of Thrones.[56]

    História dos animes no Brasil [ editar | editar código-fonte ]

    No Brasil, os 💸 animes chegaram nos anos 60 e é difícil precisar qual foi o primeiro a ser exibido.

    Na leva inicial vieram Homem 💸 de Aço, Oitavo Homem, Ás do Espaço, Zoran, O Garoto do Espaço, e outros.

    [57] Porém, o marco inicial, segundo estudiosos, 💸 é a exibição de National Kid em 1964.

    Logo depois, vieram: A Princesa e o Cavaleiro, Speed Racer, Super Dínamo, Sawamu, 💸 o demolidor, Zillion, O Menino Biônico, Capitão Harlock e a Nave Arcádia, Honey Honey e As Aventuras do Pequeno Príncipe.

    Contudo, 💸 eles ainda mantinham um público muito restrito e sem grande impacto.

    Segundo o site G1, desde então "talvez nenhum outro país 💸 tenha exibido mais produções japonesas do que o Brasil.

    "[58] Conforme a revista Animax Magazine, parece que estas produções chegaram aqui 💸 por acaso, pois foram oferecidas a baixo custo, tiveram uma dublagem razoável e colocadas como simples complemento da programação infantil 💸 de várias emissoras.

    Mas para surpresa de todos, tiveram grande audiência e foram sendo exibidas e reexibidas várias vezes, até que 💸 o então Ministro da Justiça da Ditadura Militar, Alfredo Buzaid, censurou todas as séries que tinham super-heróis voadores, através do 💸 decreto-lei 1077 de 26 de janeiro de 1970.[59]

    Na década de 80, a extinta TV Manchete foi a primeira emissora de 💸 televisão aberta do país a realmente investir pesado na exibição de desenhos animados no Brasil.

    Dos animes, ela levou ao ar 💸 Patrulha Estelar, Don Drácula, e O Pirata do Espaço, dentro do Clube da Criança.[60]

    É nesta época que acontece o primeiro 💸 grande evento para fãs de animes e mangás no Brasil totalmente organizado por brasileiros.

    O primeiro grande evento aconteceu de 02 💸 a 31 de julho de 1988, no SESC Pompeia-SP, feito para comemorar a fundação da a ORCADE – ORganização Cultural 💸 de Animação e Desenho.

    Neste primeiro evento para fãs (na época, a palavra "otaku" ainda não era conhecida no país), aconteceram 💸 dezenas de exibições de anime e séries live-actions japonesas, com destaque para National Kid.[61]

    Da metade para o fim dos anos 💸 80, as emissoras investiram mais em séries live action, como Jaspion, Jiraya e companhia.

    Neste período, que se estendeu até 1994, 💸 a animação japonesa se tornou escassa e pouco notada por aqui.

    Os animes que se destacaram nesta época foram As Aventuras 💸 de Peter Pan, Guzula, Honey Honey, Robotech, Transformers, o Filme, Akira, e Zillion, sendo estes 2 últimos os únicos grandes 💸 destaques da animação japonesa até o início de 1994.

    O anime Doraemon, grande sucesso no Japão, foi exibido na TV Manchete 💸 em 1992, com o nome de Doraemon: O Super Gato.

    Mas sem grande repercussão, ao contrário de seu país de origem.

    Segundo 💸 o site Observatório da Imprensa, pode-se dizer que este tipo de produção sofreu total descaso das emissoras do país nesta 💸 época porque foram incapazes de compatibilizar seu formato (de histórias longas, quase como novelas).

    Por isso, os canais exibiam episódios fora 💸 de ordem e muitas vezes nem sequer mostravam o final.[62]

    O primeiro "boom" dos animes no país [ editar | editar 💸 código-fonte ]

    O primeiro grande "boom" dos animes no país começou em 1994, com Os Cavaleiros do Zodíaco.

    O acordo de exibição 💸 era simples: a empresa forneceria 52 episódios de um desenho japonês que havia feito sucesso no Japão no meio da 💸 década de 1980 e estava ganhando fãs na Europa.

    Em troca, a Rede Manchete ofereceria espaços publicitários para a exibição de 💸 propagandas dos brinquedos relacionados à série.

    Porém, tão logo estreou, o sucesso foi tão grande que a emissora foi obrigada a 💸 comprar os direitos da obra.

    Os Cavaleiros do Zodíaco foi responsável não só por elevar a audiência da emissora, como foram 💸 também os responsáveis por outro meio midiático que conquistou crianças, adolescentes, jovens e alguns adultos, as revistas voltadas para a 💸 divulgação de animês, cinema, HQ, mangás entre outros produtos direcionados ao mundo dos heróis.

    Durante os dois primeiros anos de exibição 💸 manteve uma audiência média na casa dos 8 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições 💸 diárias, sendo, assim, o responsável pela repopularização da grade da emissora.[63]

    Com isso, a série virou referência, foi reprisada muitas vezes, 💸 rendeu muito merchandising e fez outras emissoras apostar em animes.

    [57] Milhares de bonecos, máscaras, roupas, CDs, publicações, fitas de vídeo, 💸 importações e até produtos pirata dos Cavaleiros foram vendidos.

    Além disso, aproveitando esta febre, houve um aumento espantoso do número de 💸 animes produzidos para cinema e vídeo exibidos no país.

    Em julho de 1995, por exemplo, o mais longo dentre os quatro 💸 filmes da série, A Batalha de Abel, foi exibido em mais de 200 salas em todo o país.

    Porém, "traumatizados" com 💸 a violência do anime, um grupo de pais e psicólogos ameaçaram acionar o Ministério da Justiça para boicotar a exibição 💸 do seriado no Brasil.

    [64] Foi criada uma portaria que exigia que as emissoras cortassem cenas muito violentas e sensuais dos 💸 animes, além de terem que colocar a "classificação indicativa".

    Por conta disso, animes e filmes assim só poderiam passar na íntegra, 💸 após 8 ou 9 da noite.

    Mesmo com este imbróglio, de 1995 até 1999, a TV Manchete exibiu Super Campeões, Shurato, 💸 Sailor Moon, Samurai Warriors e Yu Yu Hakusho.

    [65] Destes, apenas o último conseguiu manter a audiência.

    Apesar de ser um sucesso 💸 de audiência, figurando entre os 5 programas mais assistidos da TV Manchete, o anime fracassou na área comercial.

    E isso acabaria 💸 ajudando na falência do canal.

    As outras emissoras abertas do país também buscaram a melhor jogo de ganhar dinheiro fatia nesse mercado das produções japonesas.

    A 💸 Rede Bandeirantes exibiu diversos títulos importantes ao longo da década de 1990, especialmente no campo dos tokusatsus.

    Sobre os animes, obteve 💸 destaque para a exibição do filme Akira.

    O canal SBT também foi responsável por alguns títulos importantes, dentre os quais destacam-se 💸 Guerreiras Mágicas de Rayearth, Street Fighter II V, Fly o Pequeno Guerreiro, Dragon Ball e Astro Boy.

    O fracasso comercial de 💸 Yu Yu Hakusho no Brasil - apesar das boas audiências - marcou o fim do primeiro boom de animes no 💸 Brasil.

    A partir de então investimentos em animes passaram a ser muito bem planejados pra não amargar prejuízos do mesmo porte.

    A 💸 partir de então, a Rede Manchete, para reduzir custos passou a comprar apenas OVAs de animes, que passariam a integrar 💸 o bloco U.S.Manga.

    Entre os títulos mais destacados estavam Art of Fighting, Detonator Orgun, Gall Force e Iczer 3.

    Em 1999, o 💸 fim da Rede Manchete tendeu a se agravar ainda mais o mercado de animes no país.

    Porém, no final de 1999 💸 um novo fôlego seria dado ao mercado de animes no Brasil graças a três novos fenômenos comerciais: Pokémon, Dragon Ball 💸 Z e Digimon.[64]

    O segundo "boom" dos animes no país [ editar | editar código-fonte ]

    Em 1999, Pokémon chegou nas telas 💸 brasileiras através da Rede Record, inaugurando todo um gênero e uma gama de imitadores e derivados.

    Sucesso de vendas, com dezenas 💸 de produtos licenciados, a série animada fez tanto sucesso que a então grande concorrente da Record, a Rede Globo, se 💸 viu forçada a buscar uma obra que pudesse competir com o sucesso de Pokémon.

    Chegava ao Brasil, assim, Digimon, anunciado pela 💸 própria Globo como uma obra similar a Pokémon.

    Além de Digimon, a Globo exibiu dentro da extinta TV Globinho, Yu-Gi-Oh!, Beyblade 💸 e Dragon Ball Z, que antes havia passado pelo SBT e pela Rede Bandeirantes.

    No dia 14 de agosto de 2000 💸 a Bandeirantes colocou no ar o programa Band Kids, que exibia Dragon Ball Z, Bucky, Tenchi Muyo e El-Hazard (além 💸 de Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, desenhos americanos que completavam a programação).

    Por cerca de 💸 4 anos, ele foi o principal programa de animes na TV aberta, sendo assistido por milhares de assinantes de TV 💸 paga devido a melhor jogo de ganhar dinheiro qualidade e reexibição da saga de Freeza, considerada por muitos como a melhor de Dragon Ball 💸 Z.

    [66] O programa fez sucesso pois ele trazia e retirava da grade aquilo que os fãs gostavam ou deixavam de 💸 gostar.

    Inicio do século XXI e a decadência na TV aberta [ editar | editar código-fonte ]

    No início de 2001, os 💸 animes, assim como a programação infanto-juvenil em geral, começaram a perder força e audiência no Brasil.

    Os principais motivos para isso 💸 foram o fato de os animes serem muitos censurados e passados sem a cronologia correta e completa (a "classificação indicativa" 💸 restringiu o número de animações que são viáveis a TV sem que as emissoras precisem mexer em seu conteúdo), além 💸 do avanço da internet, que facilitou para assisti-los em qualquer horário e lugar.

    Por conta disso, na TV aberta, poucos animes 💸 nesses últimos 14 anos fizeram algum sucesso.

    Entre os que fizeram, incluem Hamtaro, Cardcaptor Sakura, Bucky, Tenchi Muyo, Yu-Gi-Oh, Hunter × 💸 Hunter, Fullmetal Alchemist, Zatch Bell!, Naruto, One Piece e Super Onze.

    O público de classe média passa então a assisti-los via 💸 canais pagos, como Locomotion, Nickelodeon, Cartoon Network e Fox Kids, ou até pela internet.

    Desde então, os animes movimentam e sustentam 💸 um circuito informal de produção, circulação e consumo, engendrado pelos próprios fãs na internet.[67]

    Com a "decadência" dos animes, outros mercados 💸 emergiram.

    Em 2001, houve o estouro dos mangás no país, com o lançamento de Dragon Ball e Os Cavaleiros do Zodíaco 💸 (que passou a ser re-exibido desde 2004 em TV aberta no país, com nova dublagem, pela Band, e já era 💸 o programa mais visto da emissora)[68] - dois sucessos na televisão, mas, até então, inéditos nas bancas.

    Atualmente, as principais editoras 💸 de mangás no país lançam juntas, em média, 25 títulos regulares por mês.

    [58] Em 2004, mangás criados por autores brasileiros 💸 começaram a ser comercializados, com destaque para Mangá Tropical.[69]

    A Conrad começou a publicar mangás no Brasil em 1999, com o 💸 título Gen Pés Descalços,[70] logo depois publicou os dois mangás de maior sucesso até hoje: Dragon Ball e Cavaleiros do 💸 Zodíaco.

    Dragon Ball Z ganhou um prêmio da distribuidora Dinap reconhecendo que o mangá ultrapassara as 100.

    000 cópias vendidas.[71]

    Em 2003, a 💸 PlayArte introduziu um novo mercado no Brasil.

    A de comercialização de DVDs de animes no Brasil, investindo inicialmente em Os Cavaleiros 💸 do Zodíaco.

    E o sucesso foi instantâneo, tanto que terminou o ano como a quinta caixa mais vendida no site Submarino.[72]

    Foi 💸 em 2003 também que ocorreu a primeira edição daquele que se tornaria o maior evento de anime da América Latina, 💸 o Anime Friends.

    O Prêmio Yamato, também foi criado no mesmo ano.

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    Boca Juniors

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    Ao longo de melhor jogo de ganhar dinheiro história, o Boca obteve diversos títulos, 🔑 entre eles 34 Campeonatos Argentinos, 6 Copas Libertadores da América, entre outros. Além disso, tem uma forte rivalidade com o 🔑 River Plate, tendo como resultado um dos flsderby mais famosos e disputados do mundo.

    Estudiantes de La Plata


    Uhul :) SALLES NETO 21h21min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

    Começaram hoje as votações de Desporto e Política.

    Começará amanhã 🌝 a votação de Música.

    Leandro Rocha (discussão) 22h20min de 1 de Outubro de 2008 (UTC)

    Abertos os seguintes pedidos de revogação de 🌝 estatuto de administrador:

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